quinta-feira, 11 de junho de 2009

Exemplo de Saúde


Ano passado a 12ª. Meia Maratona Internacional do Rio, teve um número recorde de inscritos : 15 mil atletas.

O dia estava quente, com sol e calor de 22ºC na largada e de 28ºC na chegada dos 21.097 m, a meia internacional não era um desafio fácil pra ninguém, o atleta campeão terminou a prova com um tempo de 1h:03m:14s (Marilson Gomes dos Santos) batendo o queniano favorito a prova.

Mas não é desse atleta que quero falar hoje, quero falar do meu amigo e exemplo esportivo: José Carlos de Luna (vulgo Deluna).

Deluna do alto de seus 50 anos, encarou o desafio da meia maratona e completou o percurso com o tempo de 02:53:45, mas com tempo líquido de 02:43:59... depois peço para ele me explicar essa questão de tempo líquido... Terminou a prova na 8373ª posição, se analisarmos devagar, veremos que ele terminou numa posição que é um pouco acima da metade dos inscritos.

Ele chegou a comentar que numa corrida como essa você encontra corredores sempre muito educados, que te incentivam se você já dá sinais de cansaço, te acompanham se você desanimou, pois a meia é uma corrida que você tem de saber dosar o ritmo, seu folego e suas pernas. Não é o tipo de corrida que você saí que nem uma vaca louca correndo e acha que já vai chegar, é uma corrida de paciência e isso Deluna tem de sobra.

Morador da Ilha do Governador, Deluna sempre leva consigo seu tênis de corrida, short, camiseta e sempre que o trabalho permite, ele corre em voltado Maracanã antes de ir pra casa, quando não dá lá, ele corre na própria Ilha.

Disciplinado, posso dizer que alguns "truques" que aprendi com ele são valiosos nos treinos que tenho feito com o Rodrigo, dicas essas que tem realmente feito a diferença no meu modo de correr. Acho legal também que ele tem ficado orgulhoso do trabalho que tenho feito correndo, dá um ânimo ímpar.

Se não estivesse lesionado no ombro, com certeza ele iria me acompanhar na Corrida dos Fuzileiros, além disso no dia da prova estará viajando pro Sul para uns merecidos dias de descanso.

Prá mim a lição que tenho deste grande amigo é que o esporte pode nos acompanhar até muito tarde de nossas vidas, nos proporcionando uma qualidade de vida melhor.

Obrigado amigão por compartilhar esta experiência e com certeza correremos uma destas juntos.
Abaixo a medalha recebida por todos os atletas que terminaram a Meia Maratona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário