terça-feira, 31 de março de 2009

Como você pisa?

Você um belo dia acorda e fala: "A partir de hoje vou correr!!!", pega o primeiro tênis que achou no meio do caminho.

Você corre, corre, corre e quando para percebe que tem joelho,  pois ele está a berrar de dor no meio de suas pernas... 
É amigo, não basta ter um tênis, tem que saber qual tênis você deve usar para correr, pois assim como óculos ou qualquer outro artifício corretivo, o tênis é algo individual também, isto é, varia de pessoa para pessoa.
Não adianta correr à loja e comprar o mais caro, é necessário saber qual o tipo de pisada você tem, veja abaixo em qual você se encaixa:

Supinada: É a pisada para fora, pois quando o pé supina, ele não gira para dentro o suficiente depois que o calcanhar toca o chão. Consequentemente, as forças de impacto são concentradas na parte externa do pé, o que causa mais estresse na parte de baixo da perna. O tênis é desgastado na borda de fora, tanto na frente quanto no calcanhar.

Neutra: É quando a parte de fora do calcanhar toca o chão primeiro e então o resto do pé faz um giro para dentro uns 15 graus. A característica desse tipo de pisada é o desgaste do tênis no  calcanhar e na frente de maneira equilibrada.

Pronada: É a pisada para dentro, o atleta sente dificuldades em estabilizar o corpo por conta do pé e do tornozelo, que giram mais que os 15 graus comentados na pisada neutra. O tênis nesse tipo  de  pisada é mais gasto no calcanhar e na borda interna.

Sabendo-se disso ainda  temos a questão do peso para podermos comprar um tênis próprio para correr, no mercado existe grande variedade de tênis que atendem a todos os gostos, tipos de  pisadas,  pesos e etc...
Tome esse cuidado ao começar a correr, o seu joelho agradece, a sua coluna agradece, enfim  seu corpo fica feliz com o cuidado que você tem com ele. Abaixo a estrutura complicadíssima do joelho, estrutura esta que temos de cuidar com carinho se queremos correr pra sempre...

4 comentários:

Thais Gomes disse...

muitoo interessante!!!não sabia que tinha que ter tênis apropriadao para correr!!muito bom!!

Escritos Greice disse...

Tá ficando bom este negócio!!!!!!!!!!!!
Adorei a foto do joelho...nunca tinha visto assim...
Valeu!!!

Escritos Greice disse...

Ah...e a foto do pé-tênis também!!! hehehehe
Cool!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Dimais esse tênis aí de cima... onde eu compro um desses !!!

Postar um comentário