domingo, 22 de agosto de 2010

Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2010 - Comentário

O domingo começou quente e não tinha como não se animar para encarar a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, mesmo após o triste incidente ocorrido no sábado, praticamente no local da largada, o tiroteio e invasão no Hotel Intercontinental.
A Adriana foi nossa taxista, e entregou Celso e eu bem cedo lá em São Conrado, o trânsito já dava pinta de que ia ficar horrível, mas ela encarou o desafio, valeu Dri!!!
A largada demorou um pouco, estávamos todos impacientes, mais de 18.000 cabeças, 36.000 pares de tênis e pernas, ansiosos pela largada que aconteceu por volta das 9h15.
O Celso encarou a sua primeira Meia Maratona e não fez feio, muito pelo contrário, foi um guerreiro, que aguentou firme a minha buzinação na cabeça dele... hehehe No post anterior notem o garçon que aparece em 2 fotos, apesar de estar devidamente trajado, com direito a bandeja com 2 copos, ele não fez feio e terminou a Meia a nossa frente. Eis a foto do momento da ultrapassagem, o garçon deixou o Celso comendo poeira. Mas isso não é motivo para tiração de sarro, deixo bem claro que o SuCelso é um cara do bem e deixou o cara passar...
Iniciamos com um ritmo quase próximo ao de treino, algo em torno de 6min30s por km, seguimos assim pelo menos nos 4 primeiros kms, que foram duros, pois foi durante a subida e descida da Niemeyer.

Depois deste trecho baixamos para 7min por km e entramos no trecho Leblon/Ipanema, onde sentimos o quanto o Sol desgasta, apesar da prova estar bem munida de postos de hidratação, creio que o melhor a fazer naquele horário, era dar um bom mergulho no mar. Chegando no meio de Ipanema, SuCelso deu sinal de que o psicológico dele o estava derrubando, pois normalmente ele "controla" o tempo pelo celular e como eu apesar de estar de relógio/cronômetro, não ficava informando o tempo km a km, e iniciou o período de caminhadas, necessárias para a recuperação de folego dele.

Durante o trecho de Copacabana, foi assim também e eu buzinando na orelha dele, zoando sobre o garçom e falandoque ele tava perdendo pra si mesmo, essas coisas. Peço desculpas pela enchimento de saco SuCelso, prometo que não farei mais isso contigo. Chegando na Av. Princesa Isabel, encontramos a Dona D e seu marido, aliás eles nos encontraram, cumprimentaram, tiraram fotos e foram... rs... Muito bom conhecê-los!!!
Nesse momento da corrida o SuCelso encontrou seu ritmo e acertou a respiração, o que de certa forma deu um alívio, pois estávamos nos arrastando, passamos pelo Rio Sul e na saída do Túnel Carlota Joaquina, entrando na Enseada de Botafogo, tinha um posto de Gatorade que deu um "up" no nosso ânimo, mesmo que alguns metros a frenteo SuCelso exigisse que parassemos para ir ao banheiro químico. Confesso que foi providencial, pois os 5 kms que tínhamos à frente foram os piores de toda a corrida, explico: enquanto passávamos pelos kms 16/17, do outro lado da pista já estavam o pessoal que já havia completado a prova e já desfilavam com suas medalhas, aquilo foi realmente desestimulante, mas no fim conseguimos completar a prova conforme a marcação de tempo oficial abaixo:

Foi uma prova muito bem organizada, estou feliz de ter completado e com esta Meia, agora tenho um par de Meias. Quem sabe ano que vem eu corra realmente a minha primeira Maratona, posso dizer que a Meia Maratona é uma prova que você se apaixona e não quer correr outra distância. Interessante que ouvimos falar que a corrida é um esporte solitário, o que eu e o SuCelso vimos neste domingo, foram mais de 18.000 pessoas correndo sozinhas, hehehehe, é verdade que nós que não somos profissionais da corrida, corremos principalmente contra nós mesmos.
SuCelso parabéns pela excelente prova, você foi vencedor, pois foi mais longe do que jamais pensaste em correr e tudo isso em menos de um ano de corrida, não é um feito fácil não!!! Sei que és competitivo e vai falar que foi uma prova ruim e que fez tempo ruim, digo o seguinte: entre 18.000 terminar a prova numa colocação abaixo de 9.000 quer dizer que você foi melhor do que a mais da metade dos participantes.
Parabéns a todos que participaram da Meia Maratona Internacional!!!
Aos que não participaram, preparem-se para nos encontrarmos ano que vem.

9 comentários:

Jack disse...

Jeff!!!! Parabéns pela prova! Para você, ao SuCelso e a todos que participaram e completaram! Pelo visto foi uma prova muito boa mesmo.
Quanto ao cenário... para você já é rotina, né? hehehe
QUe venhas outras meias e maratonas, né? Que venha um 2011 cheio de corridas (e ainda temos uns meses pela frente para correr mais).
Abraços...

GILMAR FARIAS disse...

Jeff,
Parabéns pela conquista. Neste caso o tempo e posição pouco importa. O post está ótimo. Encontrei por lá alguns BALEIAS, mas não vi a Ivana. Também seria interessante te encontrar. No próximo ano, a Maratona do RJ está nos meus planos. Grande braço!
Gilmar
http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

elis disse...

oi, jeff!!!

parabéns por mais uma meia maratona!
e a meia do rio tem um cenário paradisíaco, com sabor de férias;)

nem esse incidente ocorrido na véspera tirou o brilho da festa!
como disse a ivana em seu post: o rio de janeiro continua lindo!

a maratona de são paulo é muito legal, viu;)
e é só em maio;)

parabéns!!!

http://elismc.blogspot.com

Marli disse...

Olá Jewferson,
Parabéns pela 1/2 maratona, ano que vem se Deus permitir eu vou...
\o/simbora treinar
\o/ simbora correr
www.marlipaluga.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan

Jorge disse...

Foi uma verdadeira festa hein Jefferson correr a Meia do Rio, parabéns cara, ahh estava certo que disse no comentario de outro post vc encontrou a Dona D Ivana legal...
Ano que vem quero ver vc correr a MARATONA hein.
Mais uma vez Parabéns....

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Celso Olenhiscki disse...

Melhor mesmo foi correr a meia pela primeira vez com meu amigo e incentivador Jeff... valew camarada, tamu junto e misturado... na proxima estarei bem melhor, prometo...

Adriana Araújo disse...

Parabéns para vcs que são guerreiros. Decidiram que iam fazer e fizeram mesmo!! E não fizeram feio.Jeff como Personal é o máximo!Dá um "gás" legal na gente e ñ nos abandona. SuCelso sem comentários... Só digo q concordo com Jeff: numa prova de 18000 pessoas, terminar em 8 mil e poucos, sendo q foi a 1º vez e em bem menos de 1ano correndo, ñ é pra qualquer um ñ... Super Parabéns!!
O serviço de táxi ficou meio prejudicado na volta, mas na próxima vai ser ida e volta, pode deixar. hahaha
Bjssss

Fábio Namiuti disse...

Parabéns, Jeff pela segunda e Celso pela primeira meia. Concordo: os 21 km são uma distância apaixonante, que eu adoro fazer (tenho 13 provas dessas!) e só não corro mais por pura falta de oportunidade. Que venham muitas outras meias, cada vez melhores, para todos nós!

Abraços,

Fábio Namiuti
http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

Erika Kohler disse...

Parabéns mais uma vez ao meu atleta preferido.
Te amo, garoto! E estarei sempre junto na sua Correria (mesmo que seja na minha caminhada).

E Parabéns pela 1ª vez ao meu amigo SuCelsooo!! Foi óooootimo!! Espero dar muitos outros Parabéns pra vc, viu?

Bjuuuxxx!!

Postar um comentário