terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Terça de treino para a Summer Runs Leblon Leme 8k

Hoje treinamos no percurso da prova do fim de semana (Summer Runs Leblon-Leme) para sentirmos o que poderemos fazer nesta corrida.

Pegamos um ônibus até o fim do Leblon, fizemos nosso alongamento e partimos com o objetivo de chegar no Leme com no mínimo 45 minutos, um tempo que é bem abaixo do que estamos acostumados a correr, mas eu fui além e disse para perseguirmos 40 minutos, pois desta forma faríamos um tempo entre as duas marcas.

Corremos no mesmo ritmo até o km 4, já em Copacabana, com um pace próximo de 5 min e 15 segs por km (realmente muito abaixo dos 6 min que fazemos normalmente ). Esta mudança e este aperto no tempo são frutos de amigos nossos que são militares: Marcel que nos ajudou muito mostrando que mesmo sendo amadores podemos melhorar sempre e o Jorge que é ultramaratonista e militar também, caras que "comem" 12 km todos os dias com pão com manteiga, tipo é o café da manhã deles.

Lá pelo km 6,5 eu senti dois fatores que tem pesado ultimamente: meu cansaço mental tem se refletido no físico e meus 6 kgs acima do meu peso normal, eles me derrubaram e eu tive que andar pelo menos uns 500 metros, para recuperar o fôlego, enquanto o Massafera continuou na mesma levada, completando o percurso de 8km em 43 minutos e olha que ele é farmacêutico... Parabéns MassaFERA.

Eu completei em 44min e 40 segs, conseguindo fazer o que havíamos proposto no início, eu fiquei próximo do limite e o Massafera próximo do índice que ele achou absurdo lá no Leblon.

Ainda esta semana, faremos treino na areia para sentirmos o terreno diferente e melhorar nosso rendimento fortalecendo coxas e trabalhando a panturrilha.

10 comentários:

Escritos Greice disse...

Vocês são meus heróis!!!! :P
Fico exausta só de pensar nestes números....affff.... :(

Felipe de Souto disse...

E aí Jeff!! Irmão, belo treino! Voando baixo hein! O legal é que você fez o planejamento, tentou atingir o objetivo...e o mais importante ainda, diante do cansaço, refez os planos, soube parar na hora certa...e ainda sim manteve dentro da expectativa...para poucos!! Parabéns!!

Felipe de Souto

Daniela disse...

Oi Jeff. Estou inscrita na prova do dia Internacional da Mulher que será no dia 07/03. Nesse final de semana eu ia fazer o percurso da corrida, mas o meu prof. me aconselhou a não fazer porque dizem que desmotiva. Como essa será a minha primeira prova resolvi não fazer. Será que isso é real mesmo?
Bjos e bons treinos
Daniela
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Bons Km disse...

oi Jeff...
Quando vc vier aqui pro velho oeste de santa catarina te preparo um macarrão...rssss
Que legal esse treino hein...
Ta cansado mentalmente é...espero que isso seja passageiro, eu li na runners que quando vc corre stressado pode sofrer mais riscos de adquirir uma lesão, então cuidado...
Mas o treino foi bom, to torcendo por vc na prova, vai dar tudo certo...
Bjinhos
Bons Km
Ju

Diego da Costa disse...

Olá Jeff!

Obrigado pelo comentário no meu blog. São incentivos assim que motivam cada vez mais e me dão força para querer sempre mais. Te desejo um excelente 2010 e que suas metas sejam alcançadas.

Abraços!!!

Jeff disse...

Daniela meus parabéns pela Inscrição!!!
Bom, quando eu corri a minha primeira corrida, de certa forma eu tinha uma noção da distância, pois você pode observar depois pelos meus primeiros posts(http://tonacorreria.blogspot.com/2009/06/2-4-52-7-9-10-e-12-kms.html), que eu não tinha corrido a distância completa que percorreria (10 km) , observe que o objetivo era 10 kms e tipo dois meses antes comecei a correr, corri 2km, depois 4, 5.2, 7, 9, finalmente 10 e o ultimo treino fiz 12.
Acho que primeiro deverias correr atrás da distância, depois que vc atingir a kilometragem da prova, acho sim que poderia correr o percurso, assim como fiz no meu ultimo treino para a prova de domingo (Leblon-Leme 8km), conseguir fazer o percurso me deu confiança para a prova.
Não sei quanto vc irá correr, mas é melhor correr a mesma distancia num lugar que vc já esteja acostumada e depois de atingir a distancia da prova, aí sim deve correr no percurso.
Espero ter ajudado.
Bons treinos e boa prova

Jeff disse...

Obrigado Grei, acho que é aí que está a importância de registrarmos no blog estas "façanhas", mesmo que ainda estejamos longe de "deuses do Olimpo da Corrida" como o Jorge Cerqueira (Correu 33km e em seguida a prova de 10km da Corrida de S.Sebastião).

Jeff disse...

Obrigado pelo comentário Felipe, creio que devemos ter consciencia de nossos limites, justamente para durante o treino sermos honestos conosco e sabermos que tem hora que temos de andar. Devemos sim correr atrás de objetivos que traçamos e devemos traçá-los dentro de nossas condições né!?, sem correr nenhum tipo de risco desnecessário.

Jeff disse...

Ju, obrigado e quando formos ao velho oeste, hehehe, tú já passa a receita pra minha esposa, a gente vai acabar com o teu estoque de macarrão.
O treino foi ótimo e o melhor de tudo, terminado o treino, eu estava cansado fisicamente, mas totalmente descansado mentalmente hehehehe.
Não chego estar estressado, até porque sou muito tranquilo pra tudo e realmente as lesões batem a porta dos estressados, quando digo cansado mentalmente é que muitas vezes, trabalhamos sobre pressão e temos de manter a calma necessária para buscar soluções (no meu caso o tempo todo pois sou analista de sistemas).
Obrigado pela torcida e com certeza dará tudo certo.

Jeff disse...

Obrigado pelo comentário Diegão!!!
Precisando estamos aqui irmão, sempre procuro colocar informações para nós que não somos atletas profissionais.
Tenha um ótimo ano e com muitas corridas

Postar um comentário