terça-feira, 28 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um ótimo percurso no Rio de Janeiro

Cansados de corridas de 5, 10, 21,5 e 42 Kms? Que tal correr 600 km?

Isso mesmo, uma corrida com 600 kms largando do Obelisco do Ibirapuera e chegando em Ipanema. Uma corrida. 20 equipes de 12 corredores cada. 4 dias de prova, sendo que em 3 dias terão de correr 590 kms, ficando 10 kms para o quarto dia e todos os atletas participando. Saiba mais clicando aqui. Meeeedo!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fim da moleza!!!

É meus amigos, fim da moleza. Após o descanso merecido que tivemos, afinal completamos nossa primeira corrida com um tempo pelo menos 1 minuto abaixo do tempo de treino. Descansamos e agora estamos de volta a correria.

Como de costume nos encontramos no Viena da praia. Eu, Rodrigo M e Rodrigo 96, este último com pneus novos da Mizuno, todos animados e ansiosos pela volta as pistas.

Fizemos nosso aquecimento e corremos em direção ao posto 6, conversando e num ritmo confortável. Não sei se vocês lembram, mas o Rodrigo 96 era aquele que parava nos 4 kms, hoje fomos até o posto 9 em Ipanema e voltamos, o que dá 7,2 kms e desta vez o Rodrigão(96) não decepcionou, acompanhou-nos e mais: puxou o ritmo.

Explico o que aconteceu, depois que ele comprou o tênis de corrida, sentiu uma grande diferença, pois o tênis é leve e é próprio para o tipo de pisada dele. Só com essa troca ele melhorou a passada e a corrida não ficou pesada como antes. Enquanto eu e o Rodrigo(M) nos preparávamos para a corrida dos fuzileiros, Rodrigão corria seus 4 kms, o que fez com que ele ganhasse em preparo físico e fôlego. Portanto o Rodrigão de hoje nos surpreendeu e nos animou a nos prepararmos a enfrentar a próxima corrida e desta vez com a presença do Rodrigão!!! Parabéns Rodrigão pela melhora de condicionamento... ah e já ia me esquecendo com essa "corridinha", Rodrigão conseguiu eliminar mais de 3 kgs e agora está mais leve na balança também.

Próximo post, quem sabe não será o da nossa próxima corrida-alvo? Aguardem...

domingo, 19 de julho de 2009

22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Tempos




22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Final parte II

Vencedores e suas primeiras medalhas
Fome de medalha, vou virar o Muttle(medalha, medalha, medalha)
Minha medalha e meu número mágico
Eu e minha fotógrafa, agradeçam a ela o registro deste momento, obrigado Pqna
Amigos que encontramos após a corrida, André, Mariana, É e eu

22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Final parte I

Atleta com Sindrome de Down, provando que correr é um esporte democrático, Parabéns!!!
Eu na chegada sem saber onde a minha fotógrafa estava e com os braços do tamanho do Pão de Açúcar
Rodrigo M chegando com a alegria da vitória
Abraço fraternal de quem treinou bem para chegar bem, parabéns a nós
Os vencedores de sua primeira prova oficial, os primeiros 10 kms de muitos

22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Durante

Começamos a prova com um ritmo bem próximo do nosso habitual de treino, algo em torno de 6,5 minutos por kilômetro. Mas a prova realmente começou por volta dos 3 kms, que foi onde o pessoal de 5 kms se separou da gente (10 kms), como 5km era a maioria, a pista ficou mais livre.

Rodrigo sentiu o ritmo até os 6kms, o que é normal pois ficamos quase 5 dias sem correr e somente depois daí é que deslanchou na pista. Ao longo do trajeto haviam postos de hidratação, ciclistas do corpo de bombeiro acompanhando quem parava por algum motivo, perguntavam se era só caimbra ou se tava sentindo alguma coisa, próximo dos kms 3 e 5 a banda marcial da Marinha tocava sem parar músicas que muitas vezes ditava o ritmo, do outro lado da pista os batalhões do Corpo de Bombeiros e os diversos pelotões da Marinha, cantavam músicas comuns aos treinamentos militares que eles tem, algo realmente legal de se ver. E a organização foi de deixar os organizadores orgulhosos.

O interessante de participar deste tipo de evento é ver desde o atleta profissional que corre contra seu próprio tempo, até pessoas com necessidades especiais que estão ali para provar que realmente são especiais e que vão além do que as pessoas imaginam. Jovens, velhos, homens e mulheres corriam pelo seu próprio bem estar e com a alegria de quem brinca, uma interatividade muito boa no ar, quem diz que a corrida é um esporte solitário é porque ainda não participou de nenhuma corrida, pois vá correr e veja quanta gente próxima num mesmo objetivo e quete incentiva, principalmente nos kilômetros finais.

Quando chegamos no km 9, combinamos de dar um tiro até a chegada e foi muito bom correr por entre os outros competidores, que admiravam a gente correndo com a velocidade que impusemos. Não sei ainda o tempo oficial, mas no cronômetro da linha de chegada, cheguei com 59 minutos cravados e o Rodrigo chegou 1 minuto depois.

Enfim ficaria escrevendo e escrevendo e com certeza não conseguiria passar a grandeza e o prazer em terminar minha primeira corrida. Na próxima espero você lá!!!

22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Início parte II

Com o tiro de canhão nossa fotógrafa (Erika Kohler, a Pqna) se assustou
Eu com um braço kilométrico, Rafael ao lado do Rodrigo M
Nós indo, agora é que ia começar acorrida pra nós
Após um kilômetro, já era possível correr
Rodrigo (tchau tímido) e Rafael, já entrando no ritmo de prova

22ª Corrida dos Fuzileiros Navais RJ - Início

Ansiosos para o início da corrida as 8h
Linha de largada/chegada e a galera da marinha
Momento de expectativa, prontos para a largada
Esse era o pessoal do cronômetro, eles é que dariam o tiro inicial
Tiro Inicial dado, pernas pra que te quero

sábado, 18 de julho de 2009

Diferenças entre gripe comum e Influenza A(H1N1)

Já peguei meu kit, amanhã é só correr

Camiseta, número de peito, pulseira de setor e chip marcador de tempo.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais uma opção no cardápio



A receita não é muito difícil e com certeza agradará o paladar sem se esforçar.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

Correr pra sempre!!!

Alguns amigos quando digo que estou correndo, dizem que não conseguem começar a correr ou não tem disposição para correr ou não gostam de correr. Este senhor na foto acima é considerado o maratonista mais velho do mundo!!!

O conheci numa reportagem de 2007, ele então com 95 anos, campeão mundial dos 800, 1.500, 5.000, 10.000 cross e 10.000 metros pista. Você deve pensar: "Ah ele deve correr desde novo...", pois bem Tuplet Seabra Vasconcellos começou a correr com 69 anos e na sua primeira corrida, chegou em primeiro lugar, detalhe: a prova era de 12 kms e ele não tinha corrido até aquele dia, a partir do qual não parou mais.

Ele tem em seu currículo pelo menos 50 maratonas e mais de 200 provas de 100 kms!!!

O segredo desta saúde todo ele credita à sua rotina: Ele acorda bem cedo e treina em dias alternados. Costuma tomar uma colher de mel e, meia hora mais tarde, começa uma corrida de 30 kms, que ele fazem aproximadamente 2h30m. Ao voltar para casa, prepara um mingau de aveia com gema de ovo, que serve como lanche antes do almoço. No cardápio, massas, raízes e, vez por outra, peito de frango grelhado ou peixe. Carne vermelha nunca. À noite, antes de se deitar, toma apenas um copo de leite morno. Não bastasse esse talento para corridas, ele ainda compõe músicas e poemas. Realmente um exemplo e um incentivo pra quem quer começar.

Nunca é tarde para começar uma atividade física!!!

Fonte: O Globo

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Uma boa e uma má notícia...

Vou começar pela má notícia, porque a boa é realmente boa... rs... Fui a um cardiologista hoje e apesar de eu saber, ele me disse que sou realmente Hipertenso, essa é a má notícia.

A boa notícia é que segundo meu médico, estou proibido de parar de fazer atividade física (fiquei tão chateado... hehehe), pois se não fosse a atividade física eu provavelmente já estaria tomando todos os remédios de hipertenso e suas dietas e demais problemas. O doutor me disse que estou em excelente forma física e me mandou fazer um monte de exames, para comprovar minha boa forma e verificar se há necessidade de eu tomar algum tipo de remédio.

Enfim, vocês terão correria por muitos e muitos anos, pois não posso parar de fazer atividade física, por isso a importância da atividade física regular, não fosse isso com certeza eu já estava com algum problema mais grave. Vou correr a Corrida dos Fuzileiros com mais um objetivo, além de conseguir minha primeira medalha, tenho agora o cuidar mais de mim. Obrigado a todos que me leem.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais Michael Jackson

Achei que o evento que aconteceria como velório do MJ, seria um grande circo com diversas pessoas querendo se promover às custas do corpo do astro. O que se viu foi uma cerimonia tranquila, e dirigida para que fosse uma homenagem ao MJ, pois foram apresentados seus grandes sucessos, com emoção por parte de todos que se apresentaram. Uma pessoa me chamou atenção e pra mim, literalmente roubou a cena, com seu jeito tranquilo, simples e não precisou abrir a boca para fazer isso: John Mayer. Confesso que nunca tinha ouvido falar nele, mas creio que o "cartão de visitas" dele foi perfeito.


Jeff faz, Jeff mostra



Resultado da receita do post anterior, no segundo prato fiz um molho de tomate picante para acompanhar. Ficou ótimo!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Eu vou fazer amanhã

Esta receita eu "roubei" do blog que eu sigo (Cuecas na Cozinha), por ser fácil de fazer e pela foto parece ficar muito boa. Agradeço ao chef Alessander Guerra, segue a receita:
Tiras de Peito de Frango Caramelizadas com Laranja
Fácil demais! Duas tiras de peito de frango + temperar com sal e pimenta.

Numa frigideira um pouco de azeite. Pegue as tiras de frango e leve para dourar dos dois lados. Esprema uma laranja e deixe secar. Sempre virando as tiras. Vai ficar esse caramelo aí da foto.

Cross-training de Corrida

Hoje fiz uma surpresa para meu corpo, fiz ele correr 2 kms na areia. Tudo bem, pois quem me conhece sabe que corro 8 kms, mas o fato é que estou me preparando para a Corrida dos Fuzileiros Navais que ocorre no dia 19 deste mês, portanto meu corpo acostumou correr na pista.

Rodrigo M chegou no Viena da praia, fizemos o alongamento e eu já disse pra ele que hoje o treino ia ser um pouquinho puxado por conta do dia da corrida estar próximo. Ele já ficou meio assustado, afinal desde semana passada ele não corria, mas não deixou-se abater.

Começamos o treino com um ritmo forte, creio que algo em torno de 6 minutos por km, fizemos 4 kms e aí veio a surpresa, pois nosso corpo já estava tranquilo de correr na pista, no nosso ponto de encontro onde marcam 2 kms, fomos para a areia e a minha proposta foi correr só 2 kms e depois retornar para a pista.

Logo de cara percebemos que tudo muda quando vamos para a areia, a passada muda, o ritmo muda, a respiração muda e consequentemente o trabalho psicológico também tem de mudar. Temos de trabalhar a cabeça para não desistirmos. Durante o trajeto na areia não conversamos, ficamos concentrados na corrida.

Conseguimos completar os 2 kms de areia, voltamos para pista, fizemos um trabalho de recuperação de fôlego em torno de 1 minuto caminhando forte e voltamos a correr. Rodrigo M me confessou que se estivesse sozinho não teria ido para a areia e que jamais pensou que conseguiria correr na areia. Completamos nossos 10 kms de todo treino em 1 hora e 7 minutos, o que dá uma média de 6,7 minutos por km, um excelente resultado se considerarmos os 2 kms mais fortes na areia.

Resultado: terminamos os 10 kms felizes da vida, orgulhosos de vencer este desafio e certos de que faremos bonito na corrida... e as coxas aumentaram absurdamente e viraram pedra.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Para secar a barriga - Mulheres

Mulher Sedentária e um Pouco Acima do Peso

Caminhe o mais rapidamente que puder entre 30 e 45 minutos, o maior número de vezes por semana. Os exercícios abdominais são semelhantes aos do homem. Descanse por um minuto e repita 3 vezes as séries.

Na segunda semana pode aumentar para 12 repetições em cada série. A partir da terceira semana comece a correr devagar, 1 minuto a cada 3 minutos de caminhada. Use pesos de 1 kg nos braços para séries de 10 abdominais. Aumente o tempo de corrida e, semanalmente, 1 repetição, em cada série, até 20 repetições.

Lembre-se: É preciso se hidratar e fazer dieta com orientação de nutricionista, e antes de iniciar a corrida, deve-se consultar um médico para saber se há contra-
indicações.
Quem sabe daqui algum tempo você está assim...

Para secar a barriga - Homens

Homem Sedentário E um Pouco Acima do Peso

A professora de educação física Regina Damásio, segundo reportagem do O Globo, sugere programa com caminhada em passos rápidos, de 30 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Os abdominais devem ser dias alternados. Deite numa superfície plana e com as mãos na cabeça, eleve um pouco o queixo e execute 10 flexões de tronco sem tirar a região lombar do solo, devagar, expirando ao subir e inspirando ao descer. Descanso de 1 minuto e repetir esta série 4 vezes.

Na segunda semana aumente para 15 repetições. Na terceira a coisa muda, pois a cada 4 minutos da caminhada, deve-se correr 1 minuto (corrida leve), se quiser pode-se usar pesos nos braços (até 3 kgs) e voltar a praticar 10 repetições de abdominais.

Aos poucos deve-se aumentar o tempo de corrida e,semanalmente, um repetição no abdominal, em cada série de 20 repetições. IMPORTANTE: É preciso se hidratar e fazer dieta com orientação de nutricionista, e antes de iniciar a corrida, deve-se consultar um médico para saber sehá contra-indicações...

Mude esta realidade, não é assim que você vai conseguir barriga de tanquinho.

domingo, 5 de julho de 2009

Escolha e corra - Agosto

Agosto

01/08/2009

X Terra Series Running Trail

Indaiatuba (SP)

02/08/2009

Circuito de Corridas da CAIXA 2009 - Etapa Belo Horizonte

5/10

Belo Horizonte (MG)

02/08/2009

Circuito Mizuno 10 Milhas Brasil

16

São Paulo (SP)

02/08/2009

Track&Field Run Series - Ribeirão Preto

5/10

Ribeirão Preto (SP)

02/08/2009

Meia Maratona Internacional Cidade de Assunção

21,1/10

Paraguai

08/08/2009

Fila Night Run - RJ

5/10

Rio de Janeiro (RJ)

09/08/2009

Corrida do Centro Histórico

9

São Paulo (SP)

09/08/2009

Corrida Múltipla EM Movimento

Goiânia (GO)

15/08/2009

Campeonato Paulista de Aquathlon - Bertioga

Bertioga (SP)

15/08/2009

K42 Bombinhas Adventure Marathon

42

Bombinhas (SC)

16/08/2009

Alphaville Running - 3ª etapa

5/10

Barueri (SP)

16/08/2009

Dez Milhas Garoto

16

Vitória (ES)

16/08/2009

Maratona Pão de Açúcar de Revezamento DF

42

Brasília (DF)

16/08/2009

50 km Cidade de Córdoba

50

Argentina

23/08/2009

Corrida Duque de Caxias

10

São Paulo (SP)

23/08/2009

Triathlon Long Distance - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ)

23/08/2009

Troféu Brasil de Triathlon - 3ª etapa

São Paulo (SP)

23/08/2009

Circuito das Praias 4ª Etapa

10

São Sebastião (SP)

23/08/2009

Corrida Internacional Matilat Nardini

10

Catanduva (SP)

23/08/2009

Track&Field Run Series - RJ

5/10

Rio de Janeiro (RJ)

23/08/2009

Street Run ABC Challenge 1ª etapa

5/10

Santo André (SP)

29/08/2009

Meio Ironman Brasil

Penha (SC)

29/08/2009

Fila Night Run - BH

5/10

Belo Horizonte (MG)

30/08/2009

Circuito de Corridas da CAIXA 2009 - Etapa Porto Alegre

5/10

Porto Alegre (RS)