quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cross-training de Corrida

Hoje fiz uma surpresa para meu corpo, fiz ele correr 2 kms na areia. Tudo bem, pois quem me conhece sabe que corro 8 kms, mas o fato é que estou me preparando para a Corrida dos Fuzileiros Navais que ocorre no dia 19 deste mês, portanto meu corpo acostumou correr na pista.

Rodrigo M chegou no Viena da praia, fizemos o alongamento e eu já disse pra ele que hoje o treino ia ser um pouquinho puxado por conta do dia da corrida estar próximo. Ele já ficou meio assustado, afinal desde semana passada ele não corria, mas não deixou-se abater.

Começamos o treino com um ritmo forte, creio que algo em torno de 6 minutos por km, fizemos 4 kms e aí veio a surpresa, pois nosso corpo já estava tranquilo de correr na pista, no nosso ponto de encontro onde marcam 2 kms, fomos para a areia e a minha proposta foi correr só 2 kms e depois retornar para a pista.

Logo de cara percebemos que tudo muda quando vamos para a areia, a passada muda, o ritmo muda, a respiração muda e consequentemente o trabalho psicológico também tem de mudar. Temos de trabalhar a cabeça para não desistirmos. Durante o trajeto na areia não conversamos, ficamos concentrados na corrida.

Conseguimos completar os 2 kms de areia, voltamos para pista, fizemos um trabalho de recuperação de fôlego em torno de 1 minuto caminhando forte e voltamos a correr. Rodrigo M me confessou que se estivesse sozinho não teria ido para a areia e que jamais pensou que conseguiria correr na areia. Completamos nossos 10 kms de todo treino em 1 hora e 7 minutos, o que dá uma média de 6,7 minutos por km, um excelente resultado se considerarmos os 2 kms mais fortes na areia.

Resultado: terminamos os 10 kms felizes da vida, orgulhosos de vencer este desafio e certos de que faremos bonito na corrida... e as coxas aumentaram absurdamente e viraram pedra.

2 comentários:

Escritos Greice disse...

Muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Massafera disse...

Há 2 meses que eu e o Jeff decidimos correr com regularidade. Atualmente, percebo que dois ou três treinos por semana são suficientes para me manter em forma e até para fazer algumas provas, ditas populares e para "amadores". Não sou atleta, sou corredor. Gosto de correr. Para além das óbvias vantagens em termos de saúde, há o são convívio entre quem corre,e no meu caso, as conversas, as experiências, a amizade e o companheirismo com o Jeff. Após estes dois meses, estamos bem próximos da nossa 1° corrida, que será realizada no dia 19/07/2009, a XXII Corrida dos Fuzileiros Navais. Agradeço primeiramente a Deus por esses bons momentos, a minha saúde agradece por cada treino que eu realizo.E agradeço também pelo Jeff que me acompanha e me incentiva durante todos os treinos. Para já, apenas vos digo, comecem a correr e se calhar nunca mais vão querer parar. Tamu junto e misturado!!! Rumo à São Silvestre!!!
Rodrigo Massafera

Postar um comentário