domingo, 5 de abril de 2009

E se o petróleo acabasse?


Ontem voltando da faculdade de repente me veio uma reflexão que não havia tido ainda, a respeito do nosso futuro e do futuro de nosso planeta. Muito se fala em diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa, mas efetivamente pouco se faz e pensando nisso me veio a solução que mais cedo  ou mais tarde ocorrerá: O petróleo tem de acabar! Você deve se perguntar porquê eu cheguei a essa conclusão e qual seria o impacto disto em nossas vidas.

Abaixo uma listinha de algumas das coisas que são feitas utilizando-se petróleo ou algum derivado dele, sabemos que hoje em torno de 70% das coisas que nos rodeiam são feitas com alguma parte de petróleo:
-o gás que vc utiliza em casa(glp);
-a borracha(solado do tênis,pneu...);
-o combustível de automóveis(gasolina,alcool,diesel...);
-quando vc sai na rua tem o asfalto;
-a vela;
-ceras;
-óleos;
-alguns tecidos sintéticos;
-medicamentos;
-cosméticos;
resumindo, muitas são as utilidades do petróleo em nosso dia-a-dia !!

O impacto inicial e mais profundo na minha opinião seria o racionamento de combustível, que fatalmente obrigaria os governos a pensar em alternativas renováveis de combustíveis,como o biocombustível muito falado e pouco utilizado ainda; o dia-a-dia das pessoas seria mudado drasticamente, como por exemplo, teríamos de ir trabalhar de bicicleta ou de algum meio de transporte em massa que não utilize combustível fóssil, como o metrô, os trens urbanos ou os ônibus elétricos. Com isso a emissão de CO2 cairía drasticamente, e teríamos que mudar muita coisa no nosso cotidiano, teríamos de investir em reciclagem, pois haveria  escassez de plástico, usaríamos as eco-roupas feitas de garrafas pet (poderíamos acabar com o mar de garrafas pet
que está localizado no pacifico). 

Enfim cheguei em casa e pensei também nas consequências para as pessoas de países (hoje ricos) que tem como principal fonte de economia o petróleo.

Será que o planeta vai prover a solução para os problemas ambientais criados por nós? Será que se mudarmos alguns maus hábitos, não conseguiríamos ajudar o planeta a  se curar? Pense nisto e no que você pode fazer para contribuir com a saúde do planeta, pense em que tipo de lugar seus filhos, netos,  sua descendência irá morar. Saiba que mudando pequenos hábitos, podemos mudar o mundo, eu acredito nisto e a Bíblia tão sábia que é já dizia: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente.", que quer dizer: não continue com esses pensamentos pequenos e de que não pode fazer nada para mudar, se você transformar seus pensamentos para o bem, você pode mudar o mundo.

2 comentários:

Daniel disse...

realmente, o petróleo vai acabar. mas tem-se gasto milhoes e milhoes com estudos de outras fontes de energia. mas eh complicado, porque envolvem lobbies muitos fortes da industria petroquimica.

enfim, mas um dia acaba!!

abçs

p.s. a consciencia individual é o maior poder do ser humano para mudar o mundo.

Marcelo disse...

Pois e... da uma olhada nesse artigo aqui, vai te dar muito em que pensar (em ingles)!

http://dieoff.org/page125.htm

Abraco

Postar um comentário